Advento e Natal: acende-se a luz.
Esta edição vem repleta de esperança e júbilo. É tempo de Natal, tempo de alegria! E neste ano o espírito de Natal entre nós está ainda mais inflamado, pois a abertura do 3º Ano Vocacional do Brasil, na Solenidade de Cristo Rei, antecipou a alegria pelo advento da “encarnação vocacional do menino Deus, e nos impele a discernir os novos horizontes que despontam em nosso caminho vocacional”, como leremos em Vocação em Rede. É uma alegria que se intensifica pelo Natal do Menino Deus, atravessa o final do ano civil, e que há de animar nossos passos e fazer arder o nosso coração durante todo o ano vindouro.
Nossa querida Amazônia também está muito presente nesta edição, com uma entrevista exclusiva do primeiro Cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Steiner, que nos diz que “cada vocação é expressão da gratidão de termos sido tão maravilhosamente amados”. Um Cardeal da Amazônia expressa o amor do papa Francisco pela “casa comum” e por todos nós. Pura expressão de amor é também o testemunho de uma Igreja encarnada, em Juventudes, de uma liderança indígena de Roraima: “A gente ama aquilo que conhece”. Cremos que nossos leitores e leitoras vão se emocionar com o diálogo ocasional entre a entrevista e esse testemunho. Uma linda coincidência! Cremos também que poderão encontrar, em todas as seções, pistas, dicas, reflexões e informações que realmente sirvam à animação vocacional.
Nessa expectativa, desejamos que a alegria do Natal faça morada em todos os corações, com esta perplexidade do nosso entrevistado: “Deus criança se fez nossa esperança. Quase impossível crer que tenha se feito um de nós, apenas porque nos ama!”.