As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
Quem Somos
 
Quem Somos
A Rogate é uma revista de animação vocacional com circulação em todas as regiões do país. Tem por objetivo incrementar a cultura vocacional na Igreja e na sociedade por meio de seus artigos e encartes, matérias de formação e informação. Desde 1982, a Rogate vem sendo referência no setor vocacional, apresentando temas e assuntos da atualidade, numa linguagem popular e com seriedade.

O Centro Rogate do Brasil e a revista Rogate começaram a ser pensados em 1981 pela então equipe de religiosos animadores vocacionais rogacionistas, responsáveis pelo setor Rogate no Brasil. A proposta era criar um centro vocacional que se responsabilizasse pela revista e por outras produções e atividades formativas. As duas ideias foram aprovadas e começaram a se tornar realidade. O "Centro Vocacional Rogate", depois chamado "Centro Nacional Rogate" e, atualmente, Centro Rogate do Brasil, foi implantado inicialmente em Curitiba (PR), tornando-se responsável pela produção da revista Rogate, versão brasileira da revista "Rogate Ergo", italiana. A primeira edição da Rogate foi lançada em maio de 1982. Em 1987, a sede do Centro Rogate (e da revista) foi transferida para São Paulo (SP), onde se mantém até os dias atuais.

Em julho de 1981, foi decidido montar o protótipo do primeiro número da Rogate, para que os membros da equipe pudessem avaliar. O resultado da análise foi apresentado em novembro, chegando-se à conclusão de que deveria ser uma revista especializada, de animação vocacional. Em dezembro, na quarta reunião da equipe, programou-se publicar a revista Rogate a partir de março de 1982, mas com data de maio, para que houvesse tempo de remeter aos primeiros destinatários, possíveis assinantes, entre os quais, os Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Encartes da Rogate
O encarte da revista, contendo a Celebração Vocacional, nasceu algumas edições mais tarde. Era chamado de “Cenáculo Vocacional” até junho de 1998. Hoje, além da Celebração Vocacional, subsídio que contribui na oração pelas vocações, a Rogate circula com o encarte do “Triguito e sua Turma”, subsídio de cunho vocacional voltado para o público infanto-juvenil.

Primeiras mudanças
Na reunião da equipe, em outubro de 1982, resolveu-se elaborar um número especial, com uma tiragem maior, para circular em janeiro de 1983, início do Ano Vocacional no Brasil. A capa e as seções internas sofreram, então, sua primeira mudança. A revista ficou muito agradável e organizada, com conteúdos mais profundos. A capa dessa edição reformulada foi elaborada por Vicente Mero, da cidade de Grottaferrata, Itália, e continha três ideias: Cristo, que chama; Pe. Aníbal, o apóstolo das vocações; a juventude, destinatária do chamado vocacional. Foi a primeira alteração gráfica, incluindo o logotipo da Rogate.

A capa de Vicente Mero perdurou até 1985. Foram três anos mantendo a tríplice ideia, embora em cada ano se utilizasse uma cor específica (amarelo dourado em 1983, verde em 1984 e azul em 1985). De 1986 a 1994, as capas mudavam a cada ano. Foi, também, em 1986 que as chamadas de capa começaram a ser usadas. Somente em 1995 iniciou-se a prática de mudança mensal das capas. Porém, o logotipo da Rogate, criado em 1983, perdurou até a edição 152, de maio de 1997. Foram 14 anos! A mudança veio na edição em que se comemorou o centenário de fundação dos Rogacionistas.

Últimas mudanças
Na edição 165, de setembro de 1998, a Rogate inaugurou uma nova apresentação gráfica, mais atraente e com seções fixas. Ganhou, assim, seu quarto logotipo. Na edição 207, de novembro de 2002, dentro das comemorações dos 20 anos da revista, ela passou a ser totalmente colorida! Em 2012, por ocasião dos 30 anos da Rogate, tem-se um novo logotipo e um novo desenho gráfico.
Ver todas as edições
 
X Fechar
Receba mais informações

WhatsApp

Precisa de ajuda?